1.º lugar no Jabuti, livro com capítulo sobre Epistemologia escrito por José Henrique de Faria

Ganha em 1.º lugar no Prêmio Jabuti, na categoria de Educação e Pedagogia, a obra Práticas da interdisciplinaridade no ensino e pesquisa, que foi organizada por Arlindo Phillippi Jr. e Valdir Fernandes e conta com um capítulo de autoria de José Henrique de Faria, “Epistemologia Crítica, Metodologia e Interdisciplinaridade”.

http://premiojabuti.com.br/vencedores-2015/educacao-e-pedagogia-2/

De acordo com texto da editora, a obra Práticas da interdisciplinaridade no ensino e pesquisa apresenta e discute o trabalho de docentes e pesquisadores envolvidos com o ensino e pesquisa de pós-graduação multi e interdisciplinar. Nela fica evidenciada a importância de alicerces teórico-conceituais aplicados à prática da interdisciplinaridade no ensino e pesquisa, revelando a construção de uma comunidade científica atenta à complexidade da vida e de suas exigências.
Dividido em três partes – “Fundamentos da prática interdisciplinar”, “Interdisciplinaridade em prática: dimensões metodológicas e operacionais” e “Prática interdisciplinar no ensino, pesquisa e extensão” –, demonstra o comprometimento da comunidade acadêmica com a busca de respostas para as demandas da sociedade, por meio dos conhecimentos necessários para o equacionamento e a solução de tais demandas.
Trata-se de um complemento do livro Interdisciplinaridade em ciência, tecnologia & inovação, editado por Arlindo Philippi Jr e Antônio José Silva Neto, que coloca à disposição da comunidade acadêmica resultados concretos de suas práticas e demonstra a consolidação de um ensino e pesquisa comprometidos com o avanço da qualidade da produção de ciência, tecnologia e inovação nas instituições de ensino superior do país.

Sobre os organizadores:
Arlindo Philippi Jr: engenheiro civil, sanitarista e de segurança do trabalho. Mestre em Saúde Pública (USP), doutor em Saúde Ambiental (USP), pós-doutor em Estudos Urbanos e Regionais (MIT) e livre-docente em Política e Gestão Ambiental pela USP. É professor titular, presidente da Comissão de Pós-Graduação da Faculdade de Saúde Pública e prefeito da Universidade de São Paulo Campus da Capital, tendo sido pró-reitor adjunto de pós-graduação da USP. Atuou como coordenador da Área Interdisciplinar e da Área de Ciências Ambientais, tendo sido membro titular do Conselho Técnico Científico de Ensino Superior da Capes. É ainda membro do Conselho Superior da Capes.
Valdir Fernandes: cientista social, mestre e doutor em Engenharia Ambiental (UFSC), pós-doutor em Saúde Ambiental (USP). Professor da Universidade Positivo e do Isae/FGV. Bolsista produtividade CNPq. É editor da Revista Brasileira de Ciências Ambientais e atual coordenador adjunto da Área de Ciências Ambientais da Capes, para mestrados profissionais.

Sumário resumido:
Parte 1: Fundamentos da prática interdisciplinar
Parte 2: Interdisciplinaridade em prática – dimensões metodológicas e operacionais
Parte 3: Prática interdisciplinar no ensino, pesquisa e extensão

http://www.manole.com.br/praticas-da-interdisciplinaridade-no-ensino-e-pesquisa-pr-6464-183996.htm

Deixe uma resposta

Carregando...
Pular para a barra de ferramentas