Terceirização: implicações sobre os setores elétrico e automotivo brasileiros

A globalização aproximou os mercados, acirrou a concorrência entre as firmas e a necessidade de maior produtividade a menores custos de produção. Essa reestruturação produtiva teve impacto sobre vários setores econômicos bem como sobre o mercado de trabalho. Este artigo discute a prática de terceirização da força de trabalho nos setores elétrico e automotivo, prática essa que vem aumentando muito nos últimos anos. Esses setores são estratégicos para uma economia que enfrenta uma busca pelo desenvolvimento; a energia é elemento central para o desenvolvimento produtivo e para o bem-estar das famílias e o automotivo, por muito tempo considerado carro-chefe das economias capitalistas, por ser capaz de agregar vários postos de trabalho ao longo da sua cadeia produtiva. Após a reestruturação produtiva das empresas desses dois setores e seus impactos sobre o mercado de trabalho, foi observado aumento dos níveis de lucros, resultado da maior produtividade e do enxugamento dos custos, porém, há evidências de um aumento significativo dos acidentes de trabalho bem como de ampliação da exploração e superexploração dos trabalhadores nesses setores. Por isso, nesta pesquisa avalia-se como a terceirização, fruto da busca por maior produtividade a menores custos, impactou sobre o mercado de trabalho nos dois casos sob análise.

Leia o texto completo clicando aqui:

http://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/abet/article/view/24860

Liana Carleial

Liana Carleial

Professora titular da Universidade Federal do Paraná. em Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Jurídicas, Departamento de Direito Público
Doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo. Pós-doutorado na Université Paris XIII, no Centre de Recherche en Économie Industrielle CREI França. Foi professora do departamento de Economia e do CAEN da Universidade Federal do Ceará. É professora titular da Universidade Federal do Paraná.
Liana Carleial
Lafaiete Santos Neves

Lafaiete Santos Neves

Professor Adjunto IV, aposentado da UFPR em UNIFAE - Centro Universitário
Historiador pela Universidade Federal do Paraná (1973), mestrado em Programa de Pós-Graduação em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995) e doutorado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal do Paraná (2003). Professor Adjunto IV, aposentado da UFPR.
Lafaiete Santos Neves

Últimos posts por Lafaiete Santos Neves (exibir todos)

    Deixe uma resposta

    Carregando...
    Pular para a barra de ferramentas